Quem sou

Afonso Ferreira Miguel, MSc

Nasci em Curitiba aos 14 de fevereiro de 1967.

Em 1974 mudei para a capital paulista onde aos meus 12 anos (há 30 anos) iniciei atividades com eletrônica (como hobbista).

Aos 15 anos retornei a Curitiba e em 1982 ingressei no curso de Eletrônica no CEFET-PR. Meu primeiro contato com microcomputadores foi em 1983 quando adquiri um TK-82C da Microdigital baseado no processador Zilog-Z80.

Minha primeira linguagem de computação foi o BASIC com a qual cheguei a desenvolver algumas aplicações, incluindo jogos. Insatisfeito com o desempenho desta linguagem, migrei rapidamente para o Assembly.

Em 1984 reprojetei, junto com um amigo (Maurício Caetano), a interface de vídeo do TK adicionando a ele alta resolução gráfica.

Em 1985 comecei a trabalhar com manutenção de computadores Apple II, drives de disco e impressoras e Elebra, Rima, entre outros.

Em 1986, junto com amigos, montamos uma empresa para projetos eletrônicos e manutenção de computadores.

Em 1989 entrei para o curso de Engenharia de Computação da PUC-PR, formando-me no final de 1993, quando recebi o prêmio Marcelino Champagnat de melhor desempenho acadêmico.

Aproximadamente no ano de 1994 iniciei minha carreira docente no curso Técnico em Manutenção de Computadores na faculdade SPEI.

Em 1995 fui trabalhar no Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR) como pesquisador no Laboratório de Informática, desenvolvendo projetos de computação gráfica e metrologia em parceria com uma empresa Canadense.

Em 1997 iniciei atividade de professor na PUC-PR, onde estou até hoje. Neste mesmo ano, fui coordenador do LAPRO (Laboratório de Projetos de Software da PUC-PR) em parceria com a SIEMENS.

Aproximadamente em 1999 ministrei treinamento para o Programa de Capacitação Tecnológica da Motorola.

Em 2000, conclui mestrado pelo CEFET-PR em Informática Industrial, com uma tese em Processamento em Linguagem Natural.

No mesmo ano, iniciamos atividades de projetos em hardware (telemetria) para a Motorola em parceria com a Nextel.

Em 2007 iniciamos parceria com a empresa Café Automatic, onde sou consultor até hoje.

Em 2012 assumi a coordenação do curso de Engenharia de Computação – PUCPR